Pesquisa personalizada

9.07.2008

lenda do pé de cachimbo



domingo. pede cachimbo. ou pé de cachimbo. uma semana atrás veio esta pergunta a minha cabeça lendo o blog de Maria e o comentário da Maria que só nos visita e lê fiélmente nosos blogs. eu também acreditei a minha vida inteira até uma semana atrás que era pé de cachimbo. não sei porque, sei que era assim. hoje o despertador tocou a primeira vez e eu me enrolando na cama com mêdo do frio, comecei minha luta desesperadora com o despertador. nos intervalos entre um alarme e outro comecei a pensar nesta dúvida cruel. daí me lembrei da pura verdade: pé de cachimbo (cachimbus brasilianicus) uma planta mágica muito comum no Brasil, que só brota da terra em sendo domingo. brota, cresce e dá frutos (cachimbos) e no final do dia retorna ás entranhas da terra para esperar mais uma semana se passar. pois é nos domingos que todos os sacis da redondeza, vêm trocar seu cachimbo. é uma verdadeira festa. com os sacis pulando em volta do pé de cachimbo. pois os cachimbos são mágicos e duram também uma semana, depois se desmancham no ar. e assim passam o dia juntos, os sacis, trocando idéias, contando das estripulias que fizeram durante a semana. no final do dia cada um pega o seu rumo e vai-se embora aprontar as suas estripulias. pois vida de saci é dura e eles têm uma agenda lotadíssima de segunda a sábado. portanto aqui esclarecida a dúvida. domingo pra mim é pé de cachimbo. e quem quiser que conte outra. fui.


6 comentários:

Anônimo disse...

Mirorlando, seu texto de hoje é primoroso (como se os outros não fossem, ái ái meu deus). Só não digo que é genial para não usar o qualificativos dos outros (kkkkk). Beijos de sua Ló

Anônimo disse...

eu de novo, vá lá no meu...
encontrei um bocado de saci

Marcus Gusmão disse...

Se a vida é difícil depois de domingo, então segunda pé na bunda, pena a bunda ou pena abunda?

Bernardo Guimarães disse...

Miro:
de ouvir as estórias dos sacis,
fiquei encantado!

Fernanda Tourinho disse...

Miro,
eu, a introdutora da dúvida, quede-me à sua indescritível cultura botânica e me convenci: é mesmo pé de cachimbo - incrível alimento de sacis! Como o espinafre de Popyei (é assim?). Se o domingo pedir cachimbo quem o trará? Os sacis, óbvio. De onde? Dos pés de cachimbo que só eles podem ver e saborear. Você é um gênio! E eu fiquei feliz em, de certa forma, estar presente neste seu acordar metafísico.
beijos
\fernandinha

Janaina Amado disse...

Miro, este seu texto é ótimo - vi lá no blog de Maria, mas fiz questão de vir aqui que, nesta terça, você me encantou com seu texto sobre domingo.