Pesquisa personalizada

7.26.2008

Café Aïda






o Café Aïda em Viena é uma instituição. é um café popular com os maravilhosos cafés e tortas, e guloseimas a preço popular. existe desde o início do século XX, se muito não me engano. quase que um precursor do McDonald's Café, que desde um ano atrás brota em cada esquina. só que o Aïda tem um charme muito especial. em primeiro lugar o visual parou e ficou nos anos 50 ( provávelmente depois da guerra muito teve de ter sido renovado e o café ganhou este visual em tons pásteis e um logotípo em cor de rosa pastel), depois o pessoal, as garçonetes são por sí só uma espetáculo a parte, e por fim as pessoas que o frequentam. Viena é uma cidade muito melancólica e por outro lado carrega consigo uma morbidez inigualável. é preciso muito bom humor e muita força par vencer-se os invernos escuros e frios em Viena sem cair em depressão profunda.
a foto é a da filial da Ópera, no centro de Viena. defronte ao café tem uma passagem subterrânea, na época cobiçadíssima por michês do leste europeu, e habitués a procura de sexo fácil. do outro lado da rua, a ópera, e o departamento de figurino do Burgtheater, da òpera e hoje em dia práticamente independente, costurando pra fora feito um louco. ele, o departamento de figurino, simplesmente comprou o palácio, 'Hanusch Hof' onde eles trabalham em 5 andares, o resto fizeram coberturas de luxo com elevador panoramico próprio e vivem dos astronômicos aluguéis. mas isso não interessa agora.
o que interessa são aquelas duas senhoras na mesa no fundo a esquerda. são gêmeas. vivem juntas, inseparáveis. todos os dias no mesmo horário vinham tomar café da manhã no Aïda. sempre vestindo roupas iguais, o penteado, até mesmo os óculos delas duas eram iguais. foi a única vez que consegui fotografá-las sem fazer arruaça. adoraria ter conversado com elas um dia e ter sabido de sua(s) vida(s).
ficou esta pequena recordação. espero que elas estejam bem e com saúde.


fui.


P.S.: clicando no título dar pra entrar no sitio do café! eu adorei esta novidade!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Havemos de ir a Viena (no fado é Viana). Quanto às duas... pensei que era espelho! Adorei o texto de hoje - pra variar achei do que chorar. Bete Capinan manda dizer que é a fã número 1 de seu blog, amou de paixão o de Barama.
Beijim beijim de maricotim

Anônimo disse...

FUI. ao café. às fotos. deslumbrantes. o início do café, provavelmente, é século XIX! Impressionante o cuidado com a higiene, as toucas e tudo mais. Lindo.

Bernardo Guimarães disse...

Lindo texto, lindo Café, lindas senhoras versão austríaca de Tia I + Dindinha. O recurso de visitar o site, melhor ainda. Brigado pelas viagens. O cicerone é ótimo, com informações importantíssimas!

Anônimo disse...

Estou adorando "nossas viagens". Bjs